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05/10/2017

6 cuidados para não ter o cartão de crédito clonado

Em quase todas as semanas são registrados golpes que visam roubar dados dos usuários e, entre as informações que acabam vazando, estão as de cartão de crédito. No entanto, não é apenas no mundo virtual que as pessoas precisam ficar atentas com a segurança do cartão.

 

Confira seis cuidados para não ter o cartão de crédito clonado:

 

1. Não dê seu cartão para ninguém

 

Essa orientação pode parecer um tanto óbvia, mas em alguns países é comum o lojista ou garçom levar o cartão de crédito para ser processado em outro local do estabelecimento. Nestes casos, vá junto com a pessoa até o terminal de pagamento para garantir que o cartão não será clonado ou prefira utilizar dinheiro em papel-moeda.

 

2. Senha

 

A senha do cartão só pode ser pedida no caixa eletrônico ou em maquininhas de cartões, por isso, se um site além do seu banco pedir o PIN, desconfie. Além disso, cubra com a sua mão o teclado na hora de digitar a senha, principalmente em caixas eletrônicos, pois o equipamento pode ter sido adulterado e uma câmera pode estar escondida.

 

3. Segurança na internet

 

Ao realizar compras pela internet, verifique se o site possui uma certificação de segurança, que é o cadeado que aparece ao lado da URL, ou HTTPS. Além disso, faça compra somente em lojas de confiança e confira se a página é a original.

 

4. Caixas eletrônicos

 

Evite usar o seu cartão em locais de risco, como os caixas eletrônicos da rua e de espaços públicos menos controlados, pois esses equipamentos podem ser facilmente adulterados. Caso você perceba algo errado com a máquina, como a tampa frontal solta, evite colocar o cartão, já que os criminosos podem ter instalado um skimmer, também conhecido como chupa-cabra, para roubar os dados dos usuários.

 

5. Acessar conta bancária

 

Evite acessar sua conta bancária, tanto no site quanto via aplicativo, em dispositivos públicos e de terceiros, ou então quando estiver conectado a uma rede de Wi-Fi pública.

 

6. Controle

 

Verifique a fatura do cartão regularmente e, caso haja uma transação indevida, comunique o seu banco imediatamente. Também é uma opção ativar serviços de SMS oferecidos pelo banco que avisam sobre qualquer movimentação realizada com o seu cartão.

 

 

 





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